Schröder recebido no leste<br>com ovos e pedras

Centenas de manifestantes receberam com ovos e pedras o chanceler alemão Gerhard Schröder que atingiram a sua caravana automóvel na passagem em Wittenberge, no leste do país.
No dia seguinte às poderosas manifestações realizadas em todo país, a deslocação do chanceler à região de Branderburgo, para inaugurar uma estação ferroviária, motivou novos protestos contra as reformas do sistema de protecção social.
Os manifestantes, na sua maioria oriundos de Prignitz, onde o desemprego atinge os 22 por cento, foram mantidos afastados da nova estação por um forte contingente policial, o que não impediu que alguns lançassem alguns ovos na direcção Schröder, atingindo um polícia e alguns jornalistas.
Noutro local, o cortejo de automóveis chegou a ser atingido por pedras quando atravessava uma passagem de nível, segundo noticiou a televisão alemã, citada pela Agência Lusa.


Mais artigos de: Europa

Mais manifestações na Alemanha

As manifestações de protesto contra o pacote «Hartz IV», que se realizam na Alemanha todas as segundas-feiras, estenderam-se a mais de 140 cidades e localidades, depois de na semana anterior terem abrangido cerca de 90 localidades.

Ricos enriquecem, pobres aumentam

Um relatório divulgado na quinta-feira, dia 19, estima que o número de pobres nos Estados Unidos aumentou para 36,4 milhões de pessoas, em 2003, contra 35,7 milhões registados oficialmente no ano anterior.

Uma reforma odiada

Em 2002, o responsável pelos recursos humanos da Volkswagen, Peter Hartz, entregou ao governo social-democrata um relatório com mais de 300 páginas, contendo um conjunto de propostas para a reforma do mercado de trabalho.